Detalhes da Notícia
Governo assina acordo com carreiras de Ciência e Tecnologia

A ASCT, juntamente com as lideranças do setor, assinou, nesta quarta-feira, dia 28, a recuperação de parte das perdas salariais ocorridas nos últimos anos

A ASCT, juntamente com as lideranças do setor, assinou, nesta quarta-feira, dia 28 de julho, a reestruturação das Carreiras de C&T e seus respectivos reajustes, ou melhor, a recuperação de parte das perdas salariais ocorridas nos últimos anos.

O reajuste assinado terá efeitos em dois momentos, janeiro de 2025 e abril de 2026. Em relação à tabela inicial do MGI (a qual foi inteiramente rechaçada), avançamos muito. Além disso, durante essa jornada, construímos uma importante rede de apoio político, apesar da ministra Luciana Santos, também presidente do PCdoB, não ter se posicionado publicamente a nosso favor. 

E a luta pela valorização dos trabalhadores da C&T não terminou. Ainda não conseguimos promover mudanças na atitude do governo em relação ao tratamento desigual dado aos auxiliares e ao nível médio. Além disso, a categoria ainda não é reconhecida e valorizada como tantas outras, como aquelas das áreas de pesquisa e ensino, como o magistério superior, técnico de pesquisa do IPEA e EPPGG, que possuem atribuições similares às nossas.

Já recebemos a notícia de que a Câmara aprovou um projeto que flexibiliza a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF para a contratação de terceirizados. Ou seja, o governo trabalha para recompor o quadro de nível superior e iniciou o processo de substituição dos trabalhadores de apoio, não apenas pelos baixos reajustes, mas também oferecendo alternativas de contratação para ocupar esses postos.

A realidade que se apresenta não é favorável para os trabalhadores do Estado. Isso demonstra que, apesar dessa etapa estar concluída, a próxima tenderá a consolidar outros paradigmas mais desafiadores em relação à força de trabalho e às carreiras da C&T.

A Campanha C&T Política de Estado da ASCT deve avançar frente aos movimentos liberalizantes e apontando, junto aos pares e à classe política, que, sem a valorização e o fortalecimento do setor que contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, nossa condição de autonomia internacional, soberania e desenvolvimento estarão aquém de nossas capacidades. Assine nossa campanha no link change.org/p/c-t-política-de-estado/dashboard?just_created=true

A C&T precisa de investimentos constantes para reposicionar o país no cenário internacional e elevar a qualidade de vida da população brasileira, implementando soluções tecnológicas para a geração de emprego e renda e a superação das desigualdades.

A batalha continua.